CURSOS E EVENTOS

NOVEMBRO 2010

Simpósio ReAbilitArte:
Reabilitação neurolocomotora da bancada ao leito
25 e 26 de novembro de 2010
Novo auditório da COPPE, UFRJ
Ilha do Fundão – Rio de Janeiro

O público alvo são profissionais, pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, e curiosos das áreas de ciências biológicas, medicina, bioquímica, fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, farmácia, medicina, sociologia, educação, saúde pública, engenharia, computação, biofísica, antropólogia e afins.

O objetivo do simpósio é providenciar aos participantes uma oportunidade única de conhecer os novos conceitos em biociências translacionais, arte-terapia, neuroimagem, tecnologia assistiva, políticas públicas de saúde, educação, e discutir as aplicações práticas destes conhecimentos na reabilitação dos pacientes.
Tendo em vista a relevância e abrangência desta área pluridisciplinar, convidamos 20 conferencistas: cientistas, agentes de saúde e representantes da sociedade que trabalham pela reabilitação e direitos dos deficientes físicos.

Confira o programa:
http://www.reabilitarte.org/programa2010.html

JUNHO 2010

Sugestão para profissionais da área de saúde:
“SIMPÓSIO CARIOCA DE FERIDAS – Conhecimento e Aprimoramento para a Prática na Prevenção e Tratamento de Feridas”
Destaque para a mesa redonda que vai discutir os Cuidados com a Pele em Pacientes Raquimedulares.

Data: 5 e 6 de agosto de 2010
Local: Hospital dos Servidores do Estado – RJ
Inscrições até 30 de julho ou até quando houver vagas.
Maiores Informações:
http://www.sobenfee.org.br/descricaoEvento.asp?id=121

ABRIL 2010

Começa na quarta-feira, dia 28/04 o curso do CVI Rio “Compreendendo a Lesão Medular” 2010, ministrados pelas professoras Sheila Salgado e Beth Caetano e voltado para pessoas com deficiência, familiares, amigos e profissionais da área.
Tire suas dúvidas sobre o que é a coluna vertebral, reabilitação, imagem corporal, problemas e complicações, a importância do equipamento adequado, sexualidade, gravidez, esporte, viagem, vida independente e muito mais sobre a lesão medular, sua complexidade e potencialidade!

JANEIRO 2010

A PUC-RIO realiza cursos de Atendimento a Pessoas com Deficiência e Educação Física Adaptada em parceria com a Prof. Lúcia Sodré.

Os cursos visam orientar a todos que desejam se relacionar profissionalmente ou não com pessoas com deficiência.


Curso Atendimento a Pessoas com Deficiência

Programa:
-Contexto social: a pessoa com deficiência e a sociedade brasileira.
-Reabilitação: processo pessoal e relação interpessoal no núcleo familiar e na sociedade.
-Deficiências: auditiva, visual, audiovisual, física, intelectual e múltipla.
-Universos da inclusão social: trabalho, arte, esporte e lazer.

Data: De 10/03 a 31/03/2010 – 4ª feira, das 14:00 às 18:00h


Curso Educação Física Adaptada

Programa:
-Contexto social: a pessoa com deficiência, a pessoa com transtorno mental e a sociedade brasileira.
-Reabilitação: Sentido. O homem integral: aspectos indissociáveis. Reabilitação: processo pessoal e relação interpessoal no núcleo familiar e na sociedade. Núcleo familiar e social: relação interpessoal junto à pessoa com deficiência e no cotidiano junto à sociedade.
– Educação Física Adaptada.
– Deficiências: auditiva, visual, audiovisual, física, intelectual e múltipla.
– Transtorno mental.
– Esporte adaptado: recortes da trajetória do esporte adaptado para pessoas com deficiência no exterior e no Brasil. Deaflympics (Surdolimpíada): eventos e modalidades. Paraolympics (Paraolimpíadas): eventos e modalidades. Special Olympics (Olimpíadas Especiais) eventos e modalidades.
-Atividade Motora Adaptada para alunos com deficiência e para alunos com transtorno mental: particularidades dos alunos e considerações técnicas sobre a prática.

Data: 13/03 a 10/07/2010 – Sábado, das 14:00 às 18:00h

Informações:
http://www.cce.puc-rio.br/
0800 970 9556
Local: Pólo Avançado da PUC-Rio em Caxias
Instituto São Bento/Casa São Francisco
R. Benjamin da Rocha Junior, 6 – São Bento – Duque de Caxias/RJ

FEVEREIRO 2010

Curso: Capacitação Profissional em Mergulho Autônomo Recreativo Adaptado para Pessoas com Deficiência – ITC (Handicapped Scuba Association – HSA)

As pessoas com deficiência interessadas em conhecer a atividade podem participar, será realizado o Batismo, mergulho em dupla com instrutor especializado em mergulho adaptado!

Sobre o curso:
O mergulho autônomo recreativo adaptado é uma opção de lazer e aventura, também, para a pessoa com deficiência pelos oceanos do planeta terra.
A Handicapped Scuba Association International (HSA), nos Estados Unidos, é uma organização não-governamental que atua na área do mergulho autônomo recreativo para pessoas com e sem deficiência. Foi a primeira certificadora de mergulho autônomo adaptado no mundo. O fundador e presidente da Handicapped Scuba Association é James Arthur Francis Gatacre, nascido em Toronto, Ontário, no Canadá. Gatacre formou-se em biologia pela Universidade da Califórnia, em Irvine. Ele começou a mergulhar em 1973 e dedica a sua vida profissional, como instrutor de mergulho, à formação de mergulhadores com deficiência, bem como, à capacitação de profissionais em mergulho adaptado ao redor do mundo.
A Handicapped Scuba Association Brasil – HSA BRASIL – Centro de Treinamento (também denominada Sociedade Brasileira de Mergulho Adaptado – SBMA, até 2007) e, a partir de 2008, apenas HSA BRASIL (nome internacional) é uma representação do trabalho da HSA INTERNACIONAL no Brasil.
Nossas metas principais são: formar e certificar mergulhadores com deficiência, organizar o turismo submarino e atividades de batismo (Discover Scuba) em piscina, ministrar palestras sobre mergulho adaptado a fim de difundir a atividade e desmistificar crenças sobre deficiência e pessoas com deficiência em nossa sociedade. Também, temos o compromisso de capacitar instrutores de mergulho autônomo recreativo convencional, para que os mesmos integrem nossa tripulação e possam, com conhecimento e responsabilidade, formar novos mergulhadores com deficiência em nosso país.
Compreendemos que deficiência, no concreto da vida, é uma limitação em alguma parte do nosso corpo. E que provoca, pelos mais variados motivos, internos ou externos (por exemplo: culturais, arquitetônicos e nas situações mais diversas) alguma limitação no cotidiano da vida da pessoa que a possui em suas relações interpessoais, consigo mesma e na sua inclusão social.
Então, uma pessoa poderá ter uma limitação visual, auditiva, física, entre outras, como por exemplo, uma paralisia que a impeça de utilizar as suas pernas para o seu deslocamento, ou uma limitação para enxergar, através da visão, o céu ou os cardumes de peixes no fundo do mar. Mas essa limitação pode não ser um impedimento para o seu desenvolvimento pessoal e participação na sociedade. Nem sempre pode significar um fator impeditivo para participar e contribuir na construção da sociedade inclusiva. Compreendemos que impedimento também pode ser uma questão de atitude perante si mesmo e a vida.
Percebemos a deficiência como uma limitação; como uma característica a mais de uma pessoa, entretanto, uma característica inerente e inseparável da condição de ser uma pessoa com deficiência. O essencial é não negar ou ocultar a existência da deficiência, mas sim, conhecê-la, aceitá-la e respeitar a individualidade da pessoa que a traz em si. Ignorar ou negar a deficiência de alguém e suas necessidades, como se deficiência fosse apenas uma questão de diferença na cor dos olhos, do cabelo, na altura, no peso, entre outras diferenças entre as pessoas, pode significar promover a pseudo inclusão social ou até mesmo, a sua exclusão social.
Para todas as dificuldades, existem soluções, e para todas as limitações, adaptações. Os impedimentos poderão não existir quando as pessoas estão dispostas a descobrir, juntas, a melhor forma de alcançar o que desejam.
Lucia Sodré (Diretora de Cursos da HSA – Representante exclusiva no Brasil)

Data: 8 a 13/02/2010

Local: Fortaleza de São João-Círculo Militar – Rio de Janeiro/RJ
Professora-Instrutora: Lucia Sodré

Informações:
Lucia Sodré:
Email: luciasodre@gmail.com
http://intervox.nce.ufrj.br/~hsabrasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s