ATENÇÃO ESPECIAL A MULHER COM DEFICIÊNCIA

Divulgando a iniciativa!

Mulher com deficiência terá atenção especial
Por Mariana Lenharo
Especial para o Jornal da Tarde

A Prefeitura de São Paulo inaugurou ontem, Dia Internacional da Mulher, o projeto Saúde da Mulher com Deficiência no Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Cachoeirinha, para oferecer maior autonomia e conforto durante o atendimento médico. O local, que foi entregue pelo prefeito Gilberto Kassab, conta com equipamentos especiais (dez mesas para exames ginecológicos, um mamógrafo que se adapta à altura da cadeira de rodas, 12 leitos que mudam de altura e seis lifters para transferir a paciente para o leito).

A psicóloga Tatiana Rolim, que é cadeirante e está grávida de quatro meses, observa que os exames ginecológicos já podem ser constrangedores para qualquer mulher. A situação é ainda pior quando ela precisa da ajuda do médico para ter acesso ao local do exame. “Fiquei muito feliz de ver que as mulheres vão ter acesso a um atendimento de qualidade e que vão ter a gravidez e a chegada do filho com respeito”, diz.

‘É importante que os profissionais não entrem em pânico quando estiverem diante de uma cadeirante”, diz a professora e escritora Marcela Cálamo Vaz, que é paraplégica desde os 6 anos. Ela tem dois filhos e conta que, apesar de os dois partos terem sido muito bem sucedidos, percebeu que a equipe médica ficou um pouco apavorada ao atendê-la.

Com investimento de R$ 250 mil, o projeto, pioneiro no Brasil, é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e a Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo.

http://www.jt.com.br/editorias/2010/03/09/ger-1.94.4.20100309.19.1.xml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s